domingo, 26 de setembro de 2010

Outubro abre com a Poesia de Francisco Correia e de António Boavida Pinheiro


Estimado/a Leitor/a,

Lançamento do livro de Poesia “Palavras que falam de nós” de Francisco Correia

O autor, Francisco Correia, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Palavras que falam de nós”, a ter lugar no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, no próximo dia 1 de Outubro, pelas 21:30.

Obra e autor serão apresentados pela Prof.ª Emília Monteiro.

Sobre o Autor: Francisco Correia
Francisco Correia nasceu em Julho de 1965 em Vila do Conde e reside actualmente na cidade de Vizela. Incentivado por professores e mentores aficionados da Língua Portuguesa, desde cedo cultivou o prazer da escrita, nomeadamente no domínio da poesia. Naturalmente, surgiram assim alguns prémios ganhos por altura quer da semana aberta cultural na escola secundária José Régio, em Vila do Conde, quer no seguimento de alguns eventos culturais em honra do poeta José Régio, na mesma cidade. Os estudos universitários e os afazeres profissionais, como professor e gestor, tornaram mais esparsa a sua produção poética. Tal ficou a dever-se, também, ao entretanto prazer descoberto pela crónica, como atestam os seus muitos textos dispersos nos últimos anos pela imprensa nacional e regional. Incrementada de novo a sua escrita poética, surge agora com este segundo livro de inéditos, depois do seu primeiro livro “Já Sei Por Onde Vou”, recentemente editado, se encontrar esgotado.



Lançamento do livro de Poesia “Poemas ao correr da pena... ” de António Boavida Pinheiro

O autor, António Boavida Pinheiro, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Poemas ao correr da pena... ” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 2 de Outubro, pelas 19:00.

Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco.

Sobre o Autor:
António dos Santos Boavida Pinheiro nasceu a 7 de Novembro de 1934, em Alverca do Ribatejo, no seio de uma família modesta, oriunda de duas aldeias «raianas» da Beira Baixa: Rosmaninhal e Zebreira… Foi toda a sua vida um estudioso “nato”, tendo começado nos «Pupilos do Exército» onde tirou o Curso Complementar de Comércio e o Curso de Perito Contabilista, o que lhe permitiu acumular no seu currículo várias Licenciaturas e Mestrados, para além de outros cursos, em Portugal e no Estrangeiro…, por duas vezes ensaiou mesmo o Doutoramento, tendo-se quedado pela frequência com aproveitamento de um curso de nível equivalente… Tudo isto lhe proporcionou uma formação diversificada em várias especializações, académicas e profissionais, nomeadamente as de Antropólogo e de Sociólogo, entre outras… A sua “queda” para as «rimas» já vem desde os tempos de jovem, então ainda aluno dos Pupilos do Exército, do que poderemos referir ser de sua autoria a letra da «marcha dos finalistas» de 1952, assim como diversos poemas a ilustrarem as caricaturas de inúmeros condiscípulos, nos academicamente tradicionais «livros de curso»… A actividade profissional, nunca lhe proporcionou a disponibilidade de tempo, para publicar a sua poesia, que sempre foi produzindo e ficando na “gaveta”… salvo um ou outro poema com que foi participando em revistas e/ou jornais… Com a chegada da aposentação o tempo ficou mais livre… e assim desde Setembro último, que vem participando em «concursos literários» e «jogos florais», em Portugal e no Brasil, tendo sido já reconhecido, entretanto, com a atribuição de mais de uma dezena de «prémios» e «menções honrosas»… Desde 12 de Dezembro de 2008, que aderiu à Família da Luso-Poemas, em cujo sítio da Internet já publicou mais de meia centena de poemas, e onde conta com um grande número de Amigos/as, cujo entusiasmo e apoio, lhe deram coragem para vir a lume, libertar para os outros, esta centena de poemas, que dão forma ao presente livro…

Se puder, apareça!

Se puder, divulgue, s.f.f.

Saiba mais em:
http://www.temas-originais.pt/

Muito Obrigado