domingo, 21 de março de 2010

Os próximos eventos da Temas Originais

Estimado/a Leitor/a,

Em Vila Verde: Lançamento do livro de Contos

O autor, José Ilídio Torres, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Para além do tempo” a ter lugar na Biblioteca Municipal de Vila Verde – Professor Machado Vilela, em Vila Verde, no próximo dia 26 de Março, pelas 21:00.
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco e esta sessão contará com um momento musical por Alcino, que interpretará poemas do autor que recentemente musicou.

Sobre o Autor: José Ilídio Torres

Nasceu em Agosto de 1967 em Barcelinhos, freguesia encostada ao rio Cávado e à cidade de Barcelos. Desde muito cedo revelou especial apetência pela leitura e pela escrita, tendo pertencido ao corpo redactorial que fundou a revista Amanhecer da E.S.B. Mais tarde, estudante de Direito em Coimbra, foi premiado em poesia num concurso promovido pela Associação Académica. Cursou Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto, mas acabou licenciado em ensino pelo ISCE, desempenhando a função de professor no ensino oficial. Pelo meio o jornalismo, em títulos regionais como o “Notícias de Barcelos”, “Barcelos Popular” ou “Primeiro de Janeiro”. Em 2007 começou a editar os seus textos e poemas. Tem dois livros publicados: “A tristeza matou os peixes que nadavam nos teus olhos” – Contos e poesia; e “Contos de Água e Areia”-
Contos.

Para além do tempo
(Contos)

Sinopse: "… De indiscutível pendor literário, não raramente documentado em momentos de verdadeira prosa poética, os contos desta colectânea revelam claras reminiscências populares, através de acções centradas em personagens invulgares, sobretudo femininas, onde o ritual mágico do maravilhoso reenvia o leitor para um universo muitas vezes simbólico e fantástico com acentuadas influências das tradições dos contos populares…" (do Prefácio, de Luís Manuel Cunha)

Em Lisboa: Lançamento do Romance

O autor, Luís Mota, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Anjo de Guarda” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 27 de Março, pelas 16:00

Sobre o Autor: Luís Mota

Filho de um metalúrgico e uma Dona de casa, nasce em Lisboa a 29 de Maio de 1961, vivendo a sua infância e início de adolescência em São Tomé e Príncipe. Teve as mais diversas actividades: de técnico de manutenção e assistente de centros de secagem de tabaco a serralheiro mecânico; de electricista de instalações industriais a soldador de electrogéneo e fibra de vidro; passando pela fabricação e montagem de equipamento industrial, essencialmente quadros eléctricos e electrificação de pedreiras com autómato até assistente de instalação de dependências bancárias, manutenção geral da Faculdade de Letras de Lisboa, motorista de longo curso, proprietário de um Café, e finalmente manutenção geral de edifícios em Londres desde 2003. Fez o Curso Geral de Liceus no "Liceu Normal Pedro Nunes" à Estrela e apenas aos trinta anos entra para a Faculdade, por carolice, para fazer Geografia Física e Planeamento Regional. Uma das sua paixões. Não conclui o curso por incompatibilidade. Outra é a pesca desportiva, sobretudo a caça submarina. Na Faculdade chegou mesmo a participar na Antologia de Letras com poemas e alguns esboços a carvão, assim como com diversos textos em prosa numa publicação em que participavam também muitos professores. Em 2007 foi internado no University College of London Hospital com uma Leucemia aguda. Passei por quatro cursos de quimioterapia e um de Radioterapia para o que estive internado entre a vida e a morte durante mais de 14 meses. Vive um dia de cada vez, fazer com que valha a pena cada dia, dar-se ao prazer de contemplar. Está a concluir um outro livro. Atreveu-se a um romance que vem com bases de vida real (acha melhor começar por escrever coisas de que tem conhecimento), mas não tem quaisquer expectativas em o lançar. Escreve porque lhe dá prazer.

Anjo de Guarda
(Romance)

Sinopse: “Anjo de Guarda” é um relato feito na primeira pessoa, pleno de sensibilidade, vivido em Londres por um doente com leucemia. Uma história forte, entre o medo e a coragem.

Na Amadora: Apresentação do livro de Contos

O autor, Joaquim Evónio, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Sombra em Clave de Sol”, a ter lugar na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, sita na Avenida Conde de Guimarães, 6, Reboleira na Amadora, no próximo dia 27 de Março, pelas 17:00. Obra e autor serão apresentados pelo poeta José Félix e pelo próprio, respectivamente.

Sobre o Autor: Joaquim Evónio

Nasceu no Funchal, Madeira - Portugal, 1938. Publicou “Sombra em Clave de Sol”, Contos, Universitária Ed. Lisboa, 1999 (esg.) e “Esboços Pessoanos”, (5.ª ed. 5 línguas), poemas sobre desenhos de José Jorge Soares, Edição dos Autores, Lisboa, 2009. Autor de diversos ensaios, prefácios e recensões. Antologiado em numerosas colectâneas. Membro da Associação Portuguesa de Escritores (APE), da Associação Portuguesa de Poetas (APP), do Instituto Açoriano de Cultura (IAC), da União Lusófona das Letras e das Artes (U.L.L.A) e sócio honorário da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil (ONE). Comendador da Ordem Heráldica da Paz Universal. Agraciado pelo Parlamento para a Segurança e Paz Mundial com a Medalha de Ouro d' O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Melo. Gere, desde Fevereiro de 2004, a “Varanda das Estrelícias - Uma Ponte sobre os Oceanos” – www.joaquimevonio.com -, onde promove a difusão da língua e cultura lusófonas, recebendo colaboração de Artistas, Poetas e Escritores exclusivamente em: espacoabertovaranda@gmail.com (artes plásticas, poesia e prosa). Contactos: je-007@netcabo.pt; joaquim.evonio@gmail.com

Sombra em Clave de Sol
(Contos)

Sinopse: Joaquim Evónio constrói, através desta colectânea de contos, uma obra insinuante no panorama das letras portuguesas. O escritor, nos seus momentos de evasão à vida quotidiana, inventa um universo pontuado de luminosidades, de fantasias e de sonhos. Às vezes, como em «Vazio», o próprio acto da escrita é um devaneio. (do prefácio, por Luís Dantas)

Em Lisboa: Lançamento do livro de Crónicas

O autor, Mário Nóbrega, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “A vida tem cada coisa...” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 27 de Março, pelas 19:00.
Obra e autor serão apresentados pelo jornalista Rogério Azevedo.

Sobre o Autor: Mário Nóbrega

Nasceu no dia 16 de Janeiro de 1950, em Lisboa, no bairro de Alcântara, quase paredes-meias com o Estádio da Tapadinha, do Atlético, relvado onde jogou treinado por Joaquim Meirim, António Morais e Carlos Baptista. Excepção feita a uma colaboração no jornal Lisboa Jovem, editado pelo pelouro cultural da Câmara Municipal de Lisboa, na década de 80, a sua carreira fez-se na área do desporto. Começou-a no primeiro mês de 1972, em O Primeiro de Janeiro, continuou-a pelo Jornal de Notícias (duas vezes), O diário, Gazeta dos Desportos (duas vezes), O Jogo (duas vezes), Golo (duas vezes), ingressando nos quadros de A BOLA em Julho de 1993. Teve, ainda, colaboração esporádica no Diário de Lisboa e no Público. Desempenhou funções de redactor principal, editor, subchefe e chefe de redacção. Às vezes parece-lhe que a sua viagem pelo fascinante mundo do jornalismo começou ontem... mas já lá vão 38 anos!

A vida tem cada coisa...
(Crónicas)

Sinopse: Aqui encontra-se uma selecção das suas opiniões em A BOLA, publicadas de 2007 a 2009, na rubrica chamada Coisas da Vida, alterada para dar título a este livro porque A vida tem cada coisa...

Os nossos eventos têm Entrada Livre!
Se puder, apareça!
Se puder, divulgue, s.f.f.
Saiba mais em:
http://www.temas-originais.pt/
Muito Obrigado